Wednesday, October 04, 2017

JÁ TEMOS UM LIVRO SOBRE DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO



Vejam o prefácio que tive a honra de escrever para o belo livro da Profa. Flávia Heloísa dos Santos (2017) sobre discalculia do desenvolvimento.

O mercado editorial brasileiro anda aquecido na área de neuropsicologia. Além de manuais consagrados, estão começando a aparecer cada vez mais obras monográficas que permitem aprofundar o conhecimento em tópicos específicos.

 Érico Veríssimo é um dos meus personagens prediletos com discalculia 


Prefácio

O interesse neuropsicológico pelas dificuldades de aprendizagem da aritmética é relativamente recente, contando com pouco mais de meio século de existência. O interesse pelas dificuldades de aprendizagem da leitura é muito mais antigo, remontando à virada do Século XIX para o XX. Pode se ter uma idéia do estado atual do conhecimento quanto a esses dois tipos de problemas fazendo uma pesquisa na PubMed. No dia 20 de outubro de 2016 a PubMed registrava 125 ocorrências para “developmental dyscalculia” e 1131 ocorrências para “developmental dyslexia”.

A demora em despertar o interesse dos neuropsicólogos pelas dificuldades de aprendizagem da aritmética pode estar relacionada às representações sociais da matemática. A matemática é sabidamente um domínio do conhecimento muito difícil. Talvez o mais abstrato e difícil de todos. Assim sendo, é até certo ponto “natural” que as pessoas experimentem dificuldades com a aprendizagem da matemática e que essas dificuldades não despertem maiores preocupações em pais e professores.

Uma outra influência social que pode ter contribuído para despertar o interesse neuropsicológico pela aritmética é a informatização e tecnificação crescente da nossa vida. Podemos dizer que vivemos na era cognitiva, na qual a formação matemática é um ativo econômico importantíssimo. Isso se traduz em empregabilidade e renda maior proporcionalmente à formação matemática. O acrônimo STEM foi criado para designar o conjunto de disciplinas ligadas à matemática e tecnologia, as quais transformam radicalmente a nossa existência: Science, technology, engineering, and mathematics. Pais, professores e pesquisadores estão voltando então seu interesse para as dificuldades de aprendizagem da aritmética, em busca de diagnóstico e intervenções eficazes.

Uma parte do interesse pelas dificuldades de aprendizagem da aritmética pode ser atribuído também ao progresso inerente à psicologia e ciências cognitivas, incluindo neurociências. Uma nova área interdisciplinar de pesquisa surgiu, a cognição numérica. A cognição numérica está fornecendo os instrumentos conceituais e metodológicos que permitem investigar de forma científica as dificuldades de aprendizagem da aritmética, descrevendo suas manifestações estabelecendo critérios diagnósticos, identificando os mecanismos cognitivos, neurais e genéticos subjacentes e permitindo desenvolver intervenções empiricamente fundamentadas.

Entretanto, se a pesquisa cognitivo-neuropsicológica sobre as dificuldades de aprendizagem da aritmética começou com um certo atraso relativamente às dificuldades de aprendizagem de leitura, ela está correndo a passos largos para compensar o atraso. O descritor MESH “dyscalculia” foi introduzido na PubMed apenas em 2012, mas desde então o número de publicações é crescente.

A comunidade de pesquisadores sobre cognição numérica no Brasil ainda é pequena, mas se caracteriza pela excelência. Há grupos estabelecidos de pesquisa nas principais universidades do País e esses pesquisadores mantém intenso contato entre si e com pesquisadores internacionais. Apesar desses esforços e das perspectivas promissoras, ainda há uma carência enorme de pesquisa sobre cognição numérica no Brasil, tanto teórica quanto aplicada. É urgente, por exemplo, o desenvolvimento de mais instrumentos de diagnóstico e intervenção.

Nesse sentido, o livro da Profa. Flávia Heloísa dos Santos sobre “Discalculia do desenvolvimento” é uma contribuição valiosíssima, tanto para a pesquisa quanto para a prática profissional. É uma monografia atualizada, erudita e fundamentada nos avanços mais recentes da cognição numérica, refletindo a sólida formação da Profa. Flávia e o seu envolvimento de anos com a pesquisa sobre cognição numérica e dificuldades de aprendizagem da matemática. Merecem destaque também a qualidade didática e a sistematicidade da exposição.

É uma alegria muito grande e uma honra poder prefaciar o livro da Profa. Flávia sobre discalculia. Agora já dispomos de uma monografia em português que associaoa a escelência acadêmica com a aplicabilidade clinica e educacional e que poderá ser usada em disciplinas sobre o assunto, consultada por neuropsicólogos clínicos, educadores buscando comensar as dificuldades de seus alunos e servir também de introdução para os que têm interesse em pesquisar sobre o assunto.

A monografia da Profa. Flávia é tão mais oportuna quanto oferece uma visão geral e sistemática do acúmulo de informação bem como da qualidade e validade das evidências disponíveis para caracterizar as diversas formas de dificuldades de aprendizagem da matemática como uma entidade diagnosticável, para a qual são necessárias medidas específicas. Dessa forma, o livro da Profa. Flávia Heloísa dos Santos sobre discalculia do desenvolvimento pode ser considerado também uma contribuição ímpar para a educação no Brasil. É reconfortante também saber que, mesmo do outro lado do Atlântico, a Profa. Flávia continua com seu olhar e o seu carinho voltados para o Brasil e para as dificuldades de aprendizagem das nossas crianças.

Referência

Santos, F. H. (2017). Discalculia do desenvolvimento. São Paulo Pearson.

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